Devido a proximidade da data várias pessoas me solicitaram materiais a fim de que pudessem aplicar em sala de aula.
No ano de 2011 criei e desenvolvi um projeto intitulado:
“As fantasias que vem da floresta: lendas e seus mistérios” e o mesmo encontra-se na primeira publicação feita nesse blog, partindo daí estão postadas as lendas e sugestões de atividades sobre cada uma delas.
Público Alvo – Destinado a alunos da educação infantil IV
Educadora: Nádia Villani Ruy
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, o tema é amplo e de grande riqueza podendo ser explorado nas diversas áreas de estudo.
Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Uma sugestão de música que refere-se a vários mitos das nossas lendas, verifique nesse vídeo.
Musica:mitos lendas e crendices
Mitos, lendas crendices historias cantos e danças são coisas do nosso folclore que ensinamos a nossas crianças saci pererê cobra norato cuidado no meio do mato mula sem cabeça e lobisomem dão susto mas depois somem reisados e boi bumba não tem porque se assusta mas cuidado com o bicho papão parece uma assombração índios portugueses e africanos deixarão todas essa herança essa é a riquesa do folclore que povoa nossa lembrança!
PARLENDAS
Hoje é domingo
Pé de cachimbo
Cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.
"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração".
"O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
e a rosa despetalada".
"Chuva e sol,
casamento de espanhol.
Sol e chuva,
casamento de viúva".
***************************************
" Não há de ser nada, pois sei que a madrugada acaba, quando a lua se põe, A estrela que eu escolhi não cumpriu com o que eu pedi e hoje não a encontrei!
Pois caiu no mar, e se apagou se souber nadar, faça-me o favor.nO milagre que esperei nunca me acontece, quem sabe só você.pra trazer o que já é meu! Brilha onde estiver,Faz da lágrima o sangue que nos deixa de pé" Teatro Mágico
Pois caiu no mar, e se apagou se souber nadar, faça-me o favor.nO milagre que esperei nunca me acontece, quem sabe só você.pra trazer o que já é meu! Brilha onde estiver,Faz da lágrima o sangue que nos deixa de pé" Teatro Mágico
UMA LINDA SEMANA PARA VOCÊ
Nádia Villani Ruy
Nenhum comentário:
Postar um comentário