E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

sexta-feira, 5 de julho de 2013

VISITA AO PROJETO TAMAR

          Uma mostra do passeio realizado até o Projeto TAMAR com meus alunos, assim como, um pouquinho de informações básicas sobre esse lindo animal.  As tartarugas são animais muito antigos, que já existiam na época dos dinossauros. Surgiram há uns 300 milhões de anos e mantiveram-se inalteradas, protegidas dos inimigos pela sua «armadura óssea», a carapaça que serve-lhe de abrigo. Quando se sente ameaçada, pode enfiar-se dentro dela quase por completo. No entanto, esta carapaça é muito pesada, impedindo a tartaruga de se deslocar rapidamente. 
As tartarugas não tem dentes, mas têm um bico afiado e é com este bico que elas colhem e cortam as plantas e frutos de que se alimentam. Durante o período de reprodução, a fêmea escava um buraco, onde introduz os seus ovos, e depois afasta-se.



As tartarugas marinha são répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais.
Existem sete espécies de tartarugas marinhas (tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-kemp, tartaruga-de-couro e natator depressus).
O tamanho das tartarugas marinhas adultas pode variar de 1m até 2m de comprimento, caso da tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante. Indivíduos adultos desta espécie podem atingir até 600 kg.
Estes répteis se alimentam, principalmente, de medusas, camarões, esponjas e águas-vivas.
Quase todas as espécies são migratórias e conseguem se orientar pelos pólos magnéticos do planeta.
As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade. Nesta fase, ela retorna para a praia onde nasceu para depositar os ovos. Estima-se que entre 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta.
Possuem um comportamento solitário e vivem grande parte do tempo submersas nas águas dos oceanos.
O acasalamento das tartarugas ocorre nas águas costeiras ou profundas dos oceanos.
Dependendo da espécie, a cor das tartarugas pode variar do marrom ao verde.
Possuem sistemas de audição e visão bem desenvolvidos.
Em função da caça predatória por vários anos, grande parte das espécies encontra-se em situação de extinção.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: em média de 300 a 600 (animal adulto)
Comprimento: pode atingir até 2 metros de comprimento e 1,5 metros de largura (depende da espécie)
Reprodução: fecundação interna com 3 a 5 desovas numa mesma temporada de reprodução.

NOSSO PASSEIO!



"Antes de correr, aprenda a andar. Tudo na vida tem sua hora e lugar, Tartarugas também chegam lá"   Maria Claudia peixotoUm beijo em seu coração, Nádia Villani Ruy



terça-feira, 2 de julho de 2013

Festas Juninas

                                                      "O balão vai subindo,
                                                        vem caindo a garoa
                                                       O céu é tão lindo,
                                                        e a noite é tão boa
                                                       São João, São João,
                                                        Acende a fogueira
                                                         No meu coração."

    No mês de Junho acontecem festas caracterizadas por danças, comidas típicas, bandeirinhas. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João.
     A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.    O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

 Brincadeiras

Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça", de Mario Zan.   Mas, se você não tiver essa música disponível, coloque outra que seja bem tradicional e vá coordenando a dança. Não precisa ensaiar, é tudo no improviso! 

Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha.  As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. 
Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta. 

Cadeia -  brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão.Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando. É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.

Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado. 

Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes. 

Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...
Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.

Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço. 

Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente. 

Pescaria:
  pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, 
que correspondem a diferentes brindes.Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. 
Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol. 

ATIVIDADES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS:









E os caipiras!!!!



 Música da apresentação das crianças:
Olha Pro Céu Meu Amor
Autores: José Fernandes e Luiz Gonzaga
Olha pro céu meu amor,veja como ele está lindo. Olha pra'quele balão multicor, que lá no céu vai sumindo.
Foi numa noite,Igual a esta , que tu me deste o teu coração.
O céu estava, todinho em festa,pois era noite de São João.
Havia balões no ar,xote e baião no salão. E no terreiro o seu olhar,que incendiou meu coração.


Um beijo no coração de vocês!
                   Nádia Villani Ruy