E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

terça-feira, 2 de julho de 2013

Festas Juninas

                                                      "O balão vai subindo,
                                                        vem caindo a garoa
                                                       O céu é tão lindo,
                                                        e a noite é tão boa
                                                       São João, São João,
                                                        Acende a fogueira
                                                         No meu coração."

    No mês de Junho acontecem festas caracterizadas por danças, comidas típicas, bandeirinhas. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João.
     A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.    O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

 Brincadeiras

Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça", de Mario Zan.   Mas, se você não tiver essa música disponível, coloque outra que seja bem tradicional e vá coordenando a dança. Não precisa ensaiar, é tudo no improviso! 

Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha.  As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. 
Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta. 

Cadeia -  brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão.Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando. É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.

Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado. 

Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes. 

Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...
Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.

Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço. 

Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente. 

Pescaria:
  pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, 
que correspondem a diferentes brindes.Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. 
Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol. 

ATIVIDADES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS:









E os caipiras!!!!



 Música da apresentação das crianças:
Olha Pro Céu Meu Amor
Autores: José Fernandes e Luiz Gonzaga
Olha pro céu meu amor,veja como ele está lindo. Olha pra'quele balão multicor, que lá no céu vai sumindo.
Foi numa noite,Igual a esta , que tu me deste o teu coração.
O céu estava, todinho em festa,pois era noite de São João.
Havia balões no ar,xote e baião no salão. E no terreiro o seu olhar,que incendiou meu coração.


Um beijo no coração de vocês!
                   Nádia Villani Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário