Dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore.
O folclore faz parte da cultura do povo brasileiro. É fato que o Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações, representações e lendas que pelos quatro cantos do país exaltam a nossa cultura.
Dando continuidade ao Projeto:“As fantasias que vem da floresta: lendas e seus mistérios”, estamos trabalhando a lenda da IARA.
Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos verdes e olhos castanhos.
A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pagé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.
A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água”.
Realizamos várias atividades artísticas entre elas:
PAINEL
O trabalho foi realizado pelo grupo de forma coletiva. A proposta é da representação, através de um painel, do cenário onde a Iara vive. Nessa atividade foi utilizada as técnicas de: colagem, dobraduras, desenho, pintura com giz de cera e com lápis colorido.
TRABALHOS INDIVIDUAIS
Realizado com técnicas de desenho, pintura, recorte, colagem, e dobradura.
ESPELHO DA IARA
A turma do Infantil IV contribui com essa informação sobre os mistérios que habitam nossas florestas através da Lenda da Iara.
A medida que o projeto está sendo desenvolvido idéias vão nascendo e sendo colocadas em práticas junto ao grupo.
Um lindo início de semana para todos..
um beijinho da Nádia Villani Ruy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário