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Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

LETRA ESPELHADA

           Vários pais tem me procurado  com  dúvidas e preocupações por seus filhos estarem escrevendo o nome de forma contrária, de trás para frente.
                                Ex. NÁDIA...AIDÁN.
            Com a finalidade de despreocupar os demais  pais e  sanar os questionamentos  sobre o assunto deixarei aqui uma breve explicação sobre a polêmica "LETRA ESPELHADA".
                              Espelhar letras e números é comum no início da alfabetização.
                   Algumas trocas fazem parte, já que as crianças estão sistematizando suas hipóteses de escrita, porém alguns alunos espelham palavras e frases inteiras. Esta pode ser uma característica de DISGRAFIA. Mas isso não significa que as crianças que espelham letras e números sejam disgráficos!  Os especialistas não consideram o ‘espelhamento’ um problema de aprendizagem, dependendo da idade da criança.
                  A disgrafia típica seria a escrita em espelho, ou escrita espelhada. A criança que escreve em espelho não tem uma representação estável dos traços componentes dos grafemas e possui apenas parte da informação, por isso, produz uma confusão e uma escrita em espelho.
Algumas das possíveis causas são: 
-déficit no domínio da ação, 
-da motricidade, 
-da organização temporo-espacial 
-dominância manual,
-distúrbios de atenção
-da memória 
           As maiores dificuldades são situar as diversas partes de seu corpo, umas em relação às outras, as noções de alto, baixo, frente, atrás e sobretudo, direita e esquerda. Cada letra é percebida isolada e corretamente, mas as relações que a criança estabelece entre elas não são estáveis, dependem do sentido de deslocamento do seu olhar, esquerda-direita, ou vice-versa.
               O motivo mais comum para as crianças em fase de alfabetização escreverem espelhado relaciona-se à imaturidade dos neurônios, que ainda não permite à criança um domínio completo de posições e direções espaciais. A lateralidade também pode estar indefinida, impossibilitando o aluno de transferir as noções de direita e esquerda para algo externo a si próprio, no caso, a folha de papel.

                      A construção da escrita é um dos últimos processos de aprendizagem e um dos mais complexos a ser adquirido pelo homem.

DISGRAFIA-  É uma deficiência na linguagem escrita , mais precisamente na qualidade do traçado gráfico , sem comprometimento neurológico e/ou intelectual.
Nas disgrafias, também encontramos níveis de inteligência acima da média ,mas por vários motivos ,apresentam escrita ilegível ou lenta.

Atividades para escrita espelhada e disgrafia

- Pegue uma caixa rasa tipo de camisa de gola masculina e coloque areia (clara,
fina, peneirada e limpa) rasa de forma que o dedo toque a base. Peça que usando
o dedo indicador escreva da mesma maneira que você, letras e números. Fique do lado dele e escreva na caixa e ele faz junto com você.
- Utilize a lousa mágica da mesma maneira.
- Passe tinta num pedaço de vidro temperado e peça que ele também utilizando o indicador faça as letras e números.
- Compre aquelas lixas mais finas de lixar madeira ou parede(que não machuque o dedo) e escreva as letras com giz de cera em tamanho grande, você irá precisar de umas 3 ou 4 lixas. Em cada lixa dá para escrever umas seis letras cursivas ou números. Peça que ele passe o dedo em cima de cada uma 3 vezes contornando no sentido correto. Ao terminar cada uma ele vai escrevendo no papel a letra que acabou de contornar.
- Quando ensinar a letra vá associando com algo conhecido ou engraçado. Por
exemplo quando fizer o v diga "começa pelo bico desce, sobe e faz a asa. O p
sobe, desce, sob pelo mesmo lugar e faz a corcunda etc.
- Desenhe a letra grande no papel. Com um pedaço de barbante a criança irá colar o barbante na letra no sentido que se escreve. Pode ser jogando glitter.


                              Espero que as informações tenham sido de grande valia e contribuído para sanar suas dúvidas! 
                                    Beijocas para você!
                                                           Nádia Villani Ruy
        "O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores" 
                                                                          (Dean William R. Inge)


                       

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