E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quinta-feira, 1 de março de 2012

LIXO EMOCIONAL

               2012 apareceu em minha vida surpreendentemente trazendo uma bagagem de motivação, pessoas amigas e maravilhosas assim como oportunidades. Para início já está de bom tamanho, mas como ando com fome de  novidades  estou na expectativa do que está por vir ainda...CLARO que não ficarei como expectadora!! Quero participar, principalmente PROTAGONIZAR esse 2012 que chegou louco para ficar..mas nosso caso irá permanecer por apenas 1 ano por isso embora usufruir todos os segundos que ele me oferece!
                Em uma nova instituição educacional, desafios novos e projetos novos. Esse ano partirei para um novo desafio e para que tudo de certo e ocorra sem negatividades, tristezas, medos e qualquer outros fantasma que possa vir a assombrar meu caminho.  Escolhi um texto que a mais de anos vem sendo meu companheiro de cabeceira..e por vezes, e negligência, acabo esquecendo-o e quando retomo ele aos meus olhos sinto-me renovada.
                 Espero poder contribuir de alguma forma dividindo-o com vocês!

Liberte-se do lixo emocional e cure a você mesmo, por Andre Lima 


                 Ao longo da vida, acumulamos sentimentos negativos com relação a fatos passados. Ficam mágoas, tristezas, medos, raivas a respeito de experiências desagradáveis: brigas em família, humilhações sofridas , falta de atenção dos pais, acidentes, violências sofridas... Muitas vezes, a simples lembranças destes fatos, traz um desconforto emocional. Este desconforto no presente pode não ser tão intenso quanto era na época, mas, para uma grande parte das pessoas não fica totalmente superado. Mas mesmo que essas lembranças raramente venham a tona, elas têm um peso emocional constante inconsciente.
                Não é preciso lembrar para que sejamos afetados; se houver carga emocional negativa, o efeito no presente vem em forma de dificuldades emocionais e doenças. É como se carregássemos um lixo pesado dentro de nós, causando:
- Preguiça, falta de vontade, cansaço
- Dúvida, indecisão do que fazer no trabalho e na vida pessoal
- Medos, inseguranças, falta de confiança em se realizar o que se quer na vida.
- Ansiedade, auto sabotagem e procrastinação que por sua vez alimentam vícios e obesidade
- Dificuldade nos relacionamentos familiares e sociais
- Raiva, agressividade, incompreensão, impulsividade
- Dificuldade em prosperar na profissão
- Insatisfação, frustração na vida pessoal e profissional
- Complexos de inferioridade, culpa, sentimento de incompetência, auto reprovação
- Dificuldades inexplicáveis em realizar projetos de vida, sonhos, cursos, trabalhos profissionais
- Fobias de todos os tipos
- Depressão, pânico
- Doenças físicas (na pela, pressão alta, diabetes, câncer, alergias, sinusite...), dores das mais variadas.
                As vezes parece que as lembranças já não trazem um peso, porém, desenvolve-se um medo de passar novamente pela experiência negativa, o que influencia na maneira de agir, impedindo de realizar o que se deseja.
           Aliado a isso, vamos escutar  e aprender através dos exemplos a ter pensamentos e crenças negativas sobre a vida, dinheiro, relacionamentos. E isso vem dos pais e outros familiares, professores e da sociedade como um todo.
            O somatório de tudo isso cria uma carga emocional negativa grande. São pequenos pesos que, quando somados, criam grandes dificuldades para realizarmos qualquer coisa em nossa vida. Este acúmulo é o causador de todos os tipos de dificuldades e doenças. 



     Então pessoas do bem, vamos fazer uma faxina emocional e deletar todo acúmulo de lixo arquivado em vossos corações e cérebro!!!
      Um beijo carregado de energias positivas para cada um!!!!
                                                                Nádia villani Ruy



Nenhum comentário:

Postar um comentário