PROJETO: EU
No período que compreende os cinco e seis anos a criança encontra-se numa fase na qual o egocentrismo é predominante nas suas ações, pensamentos e sentimentos. Aos poucos, a criança inicia a tolerância social às outras, diferenciando “meu” de “teu”, em um processo de construção da própria identidade e da autonomia.
Através desse trabalho, pretendo auxiliar o aluno a avançar neste trajeto, possibilitando maior conhecimento e a formação da sua identidade para, posteriormente, perceber-se como ser histórico e social. Através dos conhecimentos adquiridos eles poderão se situar dentro de uma sociedade, descobrindo a formação cultural através dos tempos.
Com o objetivo de propiciar o contato da criança com a leitura em sua fase de letramento, iniciado pelo nome próprio, aumentando sua autonomia e auto-estima assim como fazer com que ela possa identificar e escrever o próprio nome; distinguir o nome dos colegas e da professora; conhecer a história do nome próprio de todos; perceber a importância e a riqueza das diferenças culturais, bem como sua valorização; identificar o eu, a família e a escola como parte integrante da história.
A atividade motivadora foi a confecção e criação de um fantoche de varas, o qual cada um deveria dar um nome e oficializar através de uma certidão de nascimento. Após, foi explicada a importância do nome individual de cada um assim como, detalhadamente , sobre as informações que se encontram em uma certidão de nascimento.
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Modelo de certidão
Fantoche de vara
Painel criado pelas crianças
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
Já que estamos estudando nomes deixarei aqui o significado do meu:
Nádia ,esperança
Sânscrito, significa espírito de luz !
Um beijo muito iluminado para cada um de vocês!
Nádia Villani Ruy
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