E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


                 Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil .  Essa data foi escolhida pois é o dia de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
               Ler um livro  é penetrar  em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Mergulhe você também nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.

ALGUNS TÍTULOS E  FAIXA ETÁRIA PERTINENTE AOS MESMOS:

2 anos:   BEM-TE-VI,  Lalau; Editora Companhia das letrinhas.
O autor brinca de forma simples com as palavras envolvendo as crianças no jogo de rimas. Apresenta alguns poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar, o brejo, os palhaços, entre outros. Conta do ‘bate-papo do sapo com a rã’, do ‘zumbido da abelha’ e do vaga-lume que parece um diamante. 
3 anos: Tanto,tanto, Trish Cookie e Helen Oxembury; Editora Ática
Mostra, de forma simples e bem-humorada, manifestações de afeto de uma família em relação ao seu bebê. A família retratada é negra, o que é ótimo para ampliar as referências étnicas e valorizar a diversidade.
4 anos: Coleção sabor e amizade, Tatiana Belinky; Editora Paulinas
Estimula a imaginação e trabalha com as percepções, colocando a criança para pensar em si mesma e em suas questões. 
5 anos: Bem brasileirinhos,  Lalau e Laura Beatriz; Editoras Cosac Naify
Coletânea de poeminhas sobre os animais brasileiros, fala sobre preservação e os cuidados com a fauna e tem linda ilustração. Inclui ainda CD.
6 anos: O saci, Monteiro lobato; Editora Globo
Apesar de achar Monteiro Lobato um pouco difícil para as crianças, devido à linguagem rebuscada e antiga, é um autor que deve ser trabalhado. Em O Saci, as crianças adoram a parte em que Monteiro Lobato descreve o passo a passo para capturar o negrinho de uma perna só. 
7 anos:Um lobo instruído, Pascal Biet; Martins editora
Divertidíssimo, tem tudo a ver com a fase que as crianças de 7 anos estão vivendo: de alfabetização e introdução ao mundo dos livros. Ao contar a história de um lobo que vai para a escola aprender a ler, o autor aborda a importância da leitura. É um estímulo ao hábito de ler.
8 anos: Tudo é possível, Lúcia Maria Teixeira Furlani; Editora Unisanta
É um livro muito bom: bem escrito, bonito e com ilustrações maravilhosas, que fazem as crianças terem vontade de ler a história. Além de passar uma bela mensagem de confiança nos próprios sonhos, permite que o professor faça uma ponte com a História do Brasil, pois a autora cita personagens históricas como o padre José de Anchieta e Santos Dumont.
9 anos: O clube dos contrários,Sílvia Zatz; Editora Companhia das letrinhas
Faz a criança refletir sobre a importância das regras impostas pelos adultos, de forma delicada e divertida.
10 anos: Ou isso ou aquilo, Cecília Meireles; Editora Nova fronteira
Este clássico da poesia brasileira é uma ótima forma de introduzir esse gênero literário às crianças, pois é de fácil compreensão e gostoso de ler. Os poemas abordam temas relacionados ao universo infantil e suas fantasias – jogos, brincadeiras, animais etc.
11 anos: O menino no espelho, Fernando Sabino; Editora Record
As crianças precisam ter contato com bons textos e Fernando Sabino escreve muito bem. Além disso, o autor aborda valores importantes, como a amizade e a família, ao narrar em primeira pessoa suas travessuras quando garoto.  
12 anos: Poesia virtual, Sergio capparelli; Editora Global
Os poemas concretos deste autor, que é um dos maiores nomes da poesia infantil contemporânea, fazem o aluno perceber que esse gênero pode ir muito além de versos rimados e sonetos


"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
                                                                                                                           Bill Gates
                               Espero ter contribuído nas sugestões de leitura. Invada o mundo da imaginação através dos livros. Um  grande beijo para você.
                                                                                                Nádia Villani Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário