O significado da Páscoa...
Estamos iniciando o feriado de Páscoa, celebração esta que muito encanta as crianças. O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu dos Egipcios, e a passagem sobre o mar vermelho por onde Moiséis ia conduzir o povo judaico à terra pormetida. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
Como surgiu o chocolate?
Ele surgiu como um alimento sagrado entre os Astecas, séculos atrás. Sua divindade não ficou provada, mas sem dúvida, o chocolate pode ser considerado um verdadeiro manjar dos deuses. Difícil encontrar quem resista ao seu sabor - seja ele ao leite, branco ou amargo.
Ele esteve presente em vários momentos marcantes da nossa história. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os soldados se alimentavam de chocolate para manter a energia quando havia falta de outros suprimentos. Durante a monarquia francesa, os reis se empaturravam da especiaria, pois atribuíam a ela um efeito fortificante - na época eles não sabiam que o chocolate era, de fato, uma fonte de energia instantânea.
O tempo foi passando, mas seu fascínio e sabor ainda têm o poder de conquistar pessoas de todas as idades em qualquer parte do mundo.
Como o símbolo principal da data são os ovos de chocolates e tudo que envolva essa gostosura é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo. Além do ganho de peso, o excesso de chocolate pode elevar o índice de glicemia. O consumo diário de chocolate não é aconselhado. O ideal que o chocolate não seja consumido mais do que duas vezes na semana, ainda sim, em pequenas doses. As crianças são as mais suscetíveis a terem distúrbios gastrintestinais.
O cacau é rico em flavonóides e por isso é um potente antioxidante. É encontrado em maior quantidade no chocolate amargo. Este tipo do doce ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento. Alguns estudos mostram que ele também melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, estimula a produção de serotonina - melhorando o humor -, e estimula os neurônios.
Mas não é só isso que deve ser considerado. O chocolate ao leite e o branco não oferecem os mesmos benefícios que o chocolate amargo, além de serem ricos em açúcares e gorduras
PÁSCOA é renascimento...
tempo de dizes sim ao amor e a vida.
Uma FELIZ PÁSCOA para cada um dos que acompanham meu trabalho e que fazem questão de renovar seu coração diariamente...Um beijo doce, um beijo sabor chocolate no seu coração!!
Nádia Villani Ruy
* meus pequenos fizeram eu sair da escola parecendo uma coelhinha da Páscoa de tantos chocolates que recebi. Agradeço o carinho de cada um deles para comigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário