E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Releitura Cândido Portinari

         Já realizei atividades de releitura de obras de artistas famosos dos mais diversos estilos: Tarsila do Amaral, Claude Monet, Van Gogh., Romero Britto. Todos talentosos e com características próprias que os transformaram em conceituados pintores..mas nenhum me fascina mais do que "candinho", assim era chamado quando criança, Cândido Portinari.  Não sou uma crítica de obras de arte, mas posso falar que a leveza que vejo nas obras com temas de crianças e jogos infantis, não tem como não fazer uma viagem ao tempo e recordar as brincadeiras como: empinar pipas, pula carniça, gangorra, cirandas, jogos de bola, catavento, estilingue entre outros.  
       Após uma visita, virtual, ao museo casa de Portinari, http://museucasadeportinari.org.br/  , apresentei as mais diversas obras do artista para as crianças e solicitei que escolhessem uma para realizar a releitura.  Realizamos em papel canson e utilizamos lápis de colorir, giz de cera e canetinha. 
As crianças surpreenderam não só a mim, mas a cada um que visualizou seus trabalhos. Dividirei com vocês o resultado dos mesmos.


     OBRAS DA TURMA
















          Cândido Portinari (Brodowski29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro6 de fevereiro de 1962) foi um artista plásticobrasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,1 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
                         E assim divido com vocês mais um pouco das atividades do meu planejamento como educadora.
"As nossas digitais não se apagam na vida das pessoas que nós tocamos." 
Um beijo da Nádia Villani Ruy

Um comentário: