“O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico” (PIAGET)
A realidade na sala de aula nos apresenta número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e bastante desmotivados para os estudos.
Devido ao grande número de estímulos tecnológicos que envolvem a realidade do aluno, o professor passa a ter um desafio maior para prender e chamar atenção em sala de aula, sem falar que dentro desse contexto temos salas heterogêneas, indisciplinadas, superlotadas, estudantes portadores de necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem. Frente a todos esses desafios temos que tomar uma atitude e deixar de andar na corda bamba e passar a oferecer práticas pedagógicas inovadoras e dinâmicas, que nos permitam instigar a aprendizagem do aluno de forma mais prazerosa e significativa.
Existem diversas pesquisas que reforçam a importância e necessidade da introdução de atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem.
Os jogos têm importância fundamental para o desenvolvimento social, emocional e intelectual do ser humano. Jogando, o aluno experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades.
Por isso nessa postagem apresento algumas sugestões de jogos de alfabetização que podem ser confeccionados com o próprio aluno e serem aplicados em aula .
Sugestões de atividades para intervenção
Letras móveis
Tabela com ou sem banco de palavras
Caixa com palavras
Livro
Para o trabalho com o alfabeto móvel é necessário que os alunos conheçam as letras do alfabeto. Nesse sentido, sugiro o livros que podem evidenciar as letras do alfabeto.
Título: Alfabetário
Autor: José de Nicola ,Editora: Moderna
Autor: José de Nicola ,Editora: Moderna
Sinopse: A obra Alfabetário traz lindos poemas, cada um com uma das letras do alfabeto, de A a Z. No último poema, intitulado "Brincadeira de roda do Carlos", reúnem-se todas as letras, inclusive as recém-incluídas K, W e Y, e se faz uma bem-humorada paródia do poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade. Aprender o alfabeto com poesia é uma maneira divertida e eficiente de aprender!
Nenhum comentário:
Postar um comentário