E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

domingo, 9 de outubro de 2011

CRIANÇAS...

       Outubro, mês dedicado as Crianças faço um apelo e que seja propagado: cuidem bem delas, ame-as, alegre-as, envolva-se com elas, motive-as,  pois um dia, com certeza, serão vocês as crianças nas mãos delas.  Meu dia a dia é preenchido na companhia de crianças. Minha estimulação diária vem, em grande parte, transmitida por elas. Minha carga diária de energia é recarregada pelos pequenos que fazem parte da minha vida. Que tem o privilégio de conviver com uma criança é capaz de transformar as peças que a vida nos prega em contos de fadas e é capaz de ver arco-íris em nuvens negras.  Dedico essa postagem aos adultos, embora o mês seja das crianças, pois são eles  que precisam de consciência em como proceder no tratamento dos nossos pequenos. 



          Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade,há uma deliciosa criatura chamada CRIANÇA. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama. Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para... As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos assuportam, adultos as ignoram, o céu as protege. Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso. Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante. Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor. Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão. Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água. Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir". Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada. Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente. Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas. Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"...

Depende de nós...que o circo esteja armado,que o palhaço esteja engraçado,que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar!!!

        Minha homenagem para esse Dia das crianças...
      Um beijo no coração de cada criança e de cada adulto que tenha a pureza de ser criança dentro de si!
                          Nádia Villani Ruy

2 comentários:

  1. Recebi esse comentário por email e fiquei muito orgulhosa e honrada pelo reconhecimento.Roberta Obrigada pelo carinho!!!
    Um beijo, Nádia Villani Ruy

    ResponderExcluir
  2. Cara Nádia,

    Parabéns pelo maravilhoso trabalho!
    O seu blog é realmente fantástico, repleto de informações interessantes e de extrema necessidade a nós, pais!
    Aliás, o seu blog demonstra a sua excelência como profissional e a sua imensa capacidade/competência!
    Para mim, é um imenso orgulho tê-la como Professora do Bernardo.
    Obrigada!
    Forte abraço,
    Roberta Quezado

    PS Eu queria postar no blog a mensagem acima, mas não consegui...orkut e facebook ainda não fazem parte da minha vida. Se puderes colocá-la lá em "comentários", ficarei muito grata. Boa noite!

    ResponderExcluir