Os olhos das crianças brilharam ao ver o tamanho do peixe que seria o tema da nossa próxima lenda. A imagem com três pessoas segurando o pirarucu fez com que despertasse o interesse por tamanhos e comprimentos. Após sanar as curiosidades sobre o mesmo direcionamos nossas atividades para o conhecimento lógico matemático.
O tema proporcionou um leque de possibilidades para serem exploradas mas entre todas a reprodução do peixe em tamanho real, 2 metros, foi sem dúvida a que mais motivou as crianças.
O pirarucu é um peixe da Amazônia, cujo comprimento pode chegar até 2 metros. Suas escamas são grandes e rígidas o suficiente para serem usadas como lixas de unha, ou como artesanato na forma de chaveiros, ou simplesmente vendidas como souvenirs.
O pirarucu AINDA não é uma espécie em extinção...
A Lenda
Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos Uaiás que habitava as planícies de Lábrea no Sudoeste da Amazonia. Ele era um bravo guerreiro mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo.Pirarucu era cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder. Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como refém índios da aldeia e executá-los sem nenhuma motivo. Pirarucu também adorava criticar os deuses.
Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que cansado daquele comportamento decidiu punir Pirarucu. Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhase seu mais poderoso relâmpago na área inteira. Ele também chamou Iururaruaçú, a deusa das torrentes, e ordenou que ela provocasse as mais fortes torrentes de chuva sobre Pirarucú, que estava pescando com outros índios as margens do rio Tocantins, não muito longe da aldeia.
O fogo de Tupã foi visto por toda a floresta. Quando Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio e ouviu a voz enraivecida de Tupã, ele somente as ignorou com uma risada e palavras de desprêzo. Então Tupã enviou Xandoré, o demônio que odeia os homens, para atirar relâmpagos e trovões sobre Pirarucu, enchendo o ar de luz. Pirarucutentou escapar, mas enquanto ele corria por entre os galhos das árvores, um relâmpago fulminante enviado porXandoré, acertou o coracão do guerreiro que mesmo assim ainda se recusou a pedir perdão.
Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva terrivelmente assustados, enquanto o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um gigante e escuro peixe. Pirarucu desapareceu nas águas e nunca mais retornou, mas por um longo tempo foi o terror da região.
ATIVIDADES ARTÍSTICAS REALIZADAS COM A TURMA:
ATIVIDADE QUE ENVOLVEU CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO: Relação tamanho do peixe com cada criança que foi medida e identificada ao lado do desenho do pirarucu através de faixas coloridas e auto retrato.
Dia dos professores passou e para não deixar despercebido ficará aqui registrado um texto que li em algum lugar mas que define exatamente o que penso e o que sinto.
Quando digo que sou educadora de crianças, em geral, as pessoas respondem com um "ahhhh" tão insípido. A estes gostaria de dizer:
Em que outra profissão poderia por laços de fitas em cabelos e assistir a um desfile de moda e penteados todas as manhãs?Onde te diriam todos os dias que você é muito linda e que te amam.
Em que trabalho fariam teu retrato grátis diariamente?
Em que lugar esqueceria suas angústias e fraquezas, para atender a todo joelho esfolado e coração afligido?
Onde receberias mais flores?
Onde mais poderias dar início ao processo de escrita de uma mãozinha que, quem sabe, um dia escreverá um livro?
Em que outro emprego suas palavras causariam tanta admiração?
Onde te receberiam de braços abertos e sorrisos de saudades, depois de você ter faltado por um dia?
Onde poderias assistir, em primeira fila, a execução de grandes obras de arte?
Onde mais poderias aprofundar seus conhecimentos sobre bichos da seda, caracóis e borboletas?
Em que outra profissão derramarias lágrimas por terminar um ano de relações tão felizes?
SINTO-ME GRANDE EM TRABALHAR COM PEQUENOS!!!!!
Um Beijo tamanho gigante para você que curte essa página!!
Nádia Villani Ruy
Nenhum comentário:
Postar um comentário