A lenda do boitatá foi criada pelo padre José de Anchieta, onde descreveu o boitatá como uma gigantesca cobra de fogo ondulada, com olhos que parecem dois faróis, couro transparente que cintila nas noites em que aparece deslizando nas florestas e na beira dos rios. Diz a lenda também que o boitatá pode se transformas em uma tora em brasa, para assim queimar e punir quem coloca fogo nas matas.
Boitatá confeccionado pelas crianças: cabeça em papietagem e corpo de meia. |
Na busca de recursos que viessem enriquecer nosso trabalho encontrei um vídeo que simplesmente fez o maior sucesso frente às crianças. O encantamento que tiveram com as imagens e a música apresentada no mesmo foram de impressionar, pois no mesmo dia já tinham decorado a letra e saíram cantando. O tema da música são personagens das lendas e entre eles alguns dos que já estudamos: Curupira, saci pererê, boitatá.
Esse vídeo junto com a música foram produzidos pelo grupo EMCANTAR. Uma organização que atua desde 1996 nas áreas de cultura, educação e meio ambiente, nas cidades mineiras. O grupo desenvolve um trabalho musical, que mescla tradição e inovação cuja matéria prima são elementos da cultura popular, fundamentado numa concepção de arte que proporciona um novo olhar sobre a vida, promovendo encantamento com o mundo.
Esse trabalho foi coletivo onde cada um realizava uma etapa do painel. As técnicas utilizadas foram: colagem, pinturas em guache, cola alto relevo, giz de cera e bonecos de papel,
As crianças se surpreenderam com o resultado final comentando a todo o instante: “ que lindo o nosso painel!”
Boitatá
Floresta no meio da noite coruja pia
Pulando no meio da mata virgem Maria!
Floresta no meio da noite perigo esconde
Em noite de lua cheia tem lobisomem
Curupira pega o cachimbo do pererê
Pra boitatá acender, pra boitatá acender
Acender a fogueira com os índios brasileiros
Viver o sonho dos quilombos que não morreram.
Projeto Emcantar
"Educar é a forma que tenho de me IMORTALIZAR. Um educador não morre nunca..."
Rubem Alves
Beijo da educadora Nádia Ruy
Beijo da educadora Nádia Ruy
A l
Nenhum comentário:
Postar um comentário