Desenhos da releitura das obras de Romero Britto realizadas pelos meus alunos
turma do infantil V-2010
"Assim como há diferentes interpretações
de um texto visual, há diferentes possibilidades
de releituras desse texto. A releitura será sempre
coerente com a compreensão que o aluno constrói
na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela
o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento
das idéias estéticas do aluno".
(Rossi, 2003).
A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola. Para exemplificar, abordarei alguns trabalhos realizados pelos meus alunos do nível Infantil V no ano de 2010.
Para a realização desse trabalho, foram selecionadas imagens de Romero Britto, que vieram de encontro ao tema que eu estava desenvolvendo com os mesmos: “Animais marinhos”.
Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo.
O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.Britto faz suas obras com um traço bem infantil e colorido, e isto chama muita atenção.
Por que estudar arte na educação infantil?
"Acreditamos que o envolvimento da criança com as artes, por meio dos textos e das imagens, não é tão-somente um recurso para ela perceber o modo como as pessoas e as épocas são retratadas, ou para tomar conhecimento das várias manifestações artísticas, é também examinar a arte como uma oportunidade para que a criança possa desenvolver ainda mais suas habilidades criativas a partir de estímulos visuais e pela sua recriação. Por isso tudo, História em Quadrões com a Turma da Mônica, em sua lúdica viagem, contribui, de modo muito especial, para aproximar ainda mais as crianças do mundo da arte". (Zimmermann in Sousa. 2001, 62).
A obra original e a realizada pelas crianças
"nunca subestime a capacidade de uma criança"
Dúvidas sobre o talento?
Esse trabalho encontra-se exposto no hall de entrada da Escola Dinâmica Ambiental/vargem Grande-Florianópolis. Para a realização dos mesmos foram divididos cinco grupos de crianças e entre eles foi decidido quem faria cada etapa da obra.A faixa etária das crianças era de 5 anos.
"Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer."
Pablo Picasso
Admiráveis artistas engatinhando para o caminho do crescer.
Sou feliz por fazer parte dessa caminhada!
Pinte um beijo em seu coração enviado por mim.
NÁDIA RUY
Muito bom Nádia!
ResponderExcluir