Esta é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. Ela povoa o imaginário, principalmente das pessoas que habitam regiões rurais do nosso país. Este personagem folclórico é uma mula sem a cabeça e que solta fogo pelo pescoço. De acordo com a lenda, a mula-sem-cabeça costuma correr pelas matas e campos, assustando as pessoas e animais.
Várias versões da lenda
Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região.
Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região.
Em alguns locais, contam que a mula-sem-cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste ser monstruoso.
Em outras regiões, contam que, se uma mulher perde a virgindade antes do casamento, pode se transformar em mula-sem-cabeça. Esta versão está muito ligada ao controle que as familias tradicionais buscavam ter sobre os relacionamentos amorosos, principalmente das filhas. Era uma forma de assustar as filhas, mantendo-as dentro dos padrões morais e comportamentais de séculos passados.
Deve-se ter o cuidado ao escolher uma das versões a fim de que ela seja de acordo com a maturidade dos educadores.
O trabalho realizado foi a confecção da mula sem cabeça em miniatura. A técnica usada foi papietagem. As crianças se divertiram muito com as mesmas depois de prontas.
RESULTADO FINAL
"A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore."
Joseph Addison
Fique na Paz!
Nádia Ruy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário