E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LENDA DO SACI PERERÊ


             Dando continuidade ao nosso projeto passamos a estudar mais uma lenda do folclore brasileiro: O Saci-Pererê. Essa lenda originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O Saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca, Inicialmente, o Saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho. Sua principal característica é a travessura, muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas na floresta, mas também acaba causando transtornos nas casa fazendo o feijão queimar, escondendo objetos, dando nó nas roupas do varal.etc.
Segundo a lenda ele se encontra em redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura e prende-lo em uma garrafa. A lenda também diz que eles nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos, depois vivem mais setenta e sete anos fazendo travessuras.



ATIVIDADE:ARMADILHA DO SACI
A realização desse trabalho foi individual e foram utilizadas diversas técnicas como: fantoche de palito, pintura,recortes e colagens. A atividade exigiu das crianças desempenho na motricidade fina assim como criatividade no desenho das garrafas com tinta auto relevo.

      
 Mais um trabalho que enche os olhos de quem vê!! 
          Satisfeita com o resultado, um Beijo pra vocês!
                                                 Nádia Ruy
"conclusão são chaves que fecham {...} Quando o pensamento aparece assassinado pode-se ter a certeza de que o criminoso foi uma conclusão"
Rubens Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário