Dentro do programa letivo da turma do Infantil IV está incluído o estudo dos "cinco sentidos". O tema Florestas oferece um leque de opções na introdução do conteúdo tendo em vista a utilização dos cinco sentidos na exploração da mesma.
Os cinco sentidos e a utilização dos mesmos em uma floresta:
Os cinco sentidos e a utilização dos mesmos em uma floresta:
"Tato" é utilizado a medida que tocamos nas árvores, flores e elementos que fazem parte da floresta.
"Paladar" quando degustamos os alimentos que a floresta nos oferece: frutas,vegetais,sementes,etc.
"Audição" nos permite conhecer e identificar os sons dos animais,vento nas árvores, água nos riachos e cachoeiras,etc.
"Olfato" nos traz a informação dos mais diversos aromas que a floresta nos oferece.
"visão" que além de nos permitir detectar as imagens,luz também nos permite interpretá-la.
O sentido escolhido para darmos início a nossa viagem ao conhecimento do mundo das florestas foi a VISÃO
A visão é um dos sentidos que não nos permite somente detectar a luz e as imagens, mas também nos permite interpretá-las, ou seja, vê-la. Por este motivo no sentido da palavra visão, requer a intercessão de zonas especiais do cérebro, que é chamado de córtex visual, essas zonas analisam e resumem as informações recolhidas como as formas, as cores, as texturas, etc.
No interior do olho está a Retina, que é composta de cones e bastonetes, onde se da os primeiros passos do processo perceptivo.
As principais partes do olho humano são:
A córnea: É a face do olho, é transparente e esférica.
O cristalino: Tem a função de uma lente, pois é capaz de focalizar a luz que chega ao olho, formando a imagem na retina. A convergência do cristalino correta faz com que a imagem de um objeto fique bem clara e bem definida.
A íris: é a parte colorida do olho, nela encontra-se a Pupila, que administra a quantidade de luz que entra no olho. Quando a Pupila é exposta a um local muito iluminado, ela diminui, este processo é chamado de miose, e quando está em um lugar mais escuro a Pupila aumenta processo denominado midríase.
-A retina: Parte do olho, onde é formada a imagem, ou seja, a retina capta as imagens e interpreta para o cérebro. É formado por duas células o cones e bastonetes.
A atividade realizada para a exploração da visão na natureza foi o passeio ao núcleo escolar
Temos o privilégio de desfrutarmos de um espaço que nos permite o convívio direto com a natureza pois trata-se de uma escola ambiental. Nesse local as crianças podem desenvolver suas potencialidades de forma harmonizada com o meio ambiente devido a riqueza do espaço verde e da mata. A inteligência naturalista (Quem possui inteligência naturalista é capaz de identificar e classificar padrões na natureza) vai sendo estimulada através de nossos passeios semanais ao local.
Binóculo de papel:
Material 2 rolos de papel higiênico (vazio), Cartolina colorida, Fita adesiva, Tesoura, Barbante, papel celofane,, lápis, etc. Pondo a mão na massa... Corte um pedaço de cartolina para que ele se enrole completamente em torno de um dos rolos de papel higiênico. Prenda com a fita adesiva e, em seguida, repita este processo com o outro rolo. Enrole um pedaço de fita adesiva e cole os dois rolos juntos. Corte um pedaço de cartolina, longo o suficiente para envolver os dois rolos de papel higiênico
A visão é um dos sentidos que não nos permite somente detectar a luz e as imagens, mas também nos permite interpretá-las, ou seja, vê-la. Por este motivo no sentido da palavra visão, requer a intercessão de zonas especiais do cérebro, que é chamado de córtex visual, essas zonas analisam e resumem as informações recolhidas como as formas, as cores, as texturas, etc.
No interior do olho está a Retina, que é composta de cones e bastonetes, onde se da os primeiros passos do processo perceptivo.
As principais partes do olho humano são:
A córnea: É a face do olho, é transparente e esférica.
O cristalino: Tem a função de uma lente, pois é capaz de focalizar a luz que chega ao olho, formando a imagem na retina. A convergência do cristalino correta faz com que a imagem de um objeto fique bem clara e bem definida.
A íris: é a parte colorida do olho, nela encontra-se a Pupila, que administra a quantidade de luz que entra no olho. Quando a Pupila é exposta a um local muito iluminado, ela diminui, este processo é chamado de miose, e quando está em um lugar mais escuro a Pupila aumenta processo denominado midríase.
-A retina: Parte do olho, onde é formada a imagem, ou seja, a retina capta as imagens e interpreta para o cérebro. É formado por duas células o cones e bastonetes.
A atividade realizada para a exploração da visão na natureza foi o passeio ao núcleo escolar
Temos o privilégio de desfrutarmos de um espaço que nos permite o convívio direto com a natureza pois trata-se de uma escola ambiental. Nesse local as crianças podem desenvolver suas potencialidades de forma harmonizada com o meio ambiente devido a riqueza do espaço verde e da mata. A inteligência naturalista (Quem possui inteligência naturalista é capaz de identificar e classificar padrões na natureza) vai sendo estimulada através de nossos passeios semanais ao local.
Binóculo de papel:
Material 2 rolos de papel higiênico (vazio), Cartolina colorida, Fita adesiva, Tesoura, Barbante, papel celofane,, lápis, etc. Pondo a mão na massa... Corte um pedaço de cartolina para que ele se enrole completamente em torno de um dos rolos de papel higiênico. Prenda com a fita adesiva e, em seguida, repita este processo com o outro rolo. Enrole um pedaço de fita adesiva e cole os dois rolos juntos. Corte um pedaço de cartolina, longo o suficiente para envolver os dois rolos de papel higiênico
Com o instrumento de observação pronto fomos observar a natureza no núcleo ambiental da escola
" A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas"
Johann Goethe Mais um trabalho com com resultados positivos...
um beijo da Nádia Ruy.
um beijo da Nádia Ruy.
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