UNESCO_ Ano Internacional das Florestas - 2011
O Ano Internacional das Florestas - 2011 oferece uma oportunidade única de fomentar a
consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as
pessoas que delas dependem. Já existem boas informações sobre experiências positivas e
valiosas para promover uma gestão florestal sustentável. A celebração do Ano Internacional é
um meio para se unir esforços, encoranjando, desta forma, a participação de todos os povos
para o Setor Florestal.
Tendo em vista esse tema produzi um projeto que vinculasse "Lendas" com "Florestas" e dessa fusão estou tendo resultados significativos com a turma do Infantil IV. Estou satisfeita e deixarei postado o modelo do Projeto.
Público Alvo – Destinado a alunos da educação infantil IV
Educadora: Nádia Villani Ruy
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, o tema é amplo e de grande riqueza podendo ser explorado nas diversas áreas de estudo.
Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
· Despertar o interesse das crianças para os cuidados com a natureza;
· Dar oportunidade aos alunos de aprender a conhecer e reconhecer os elementos da floresta;
· Conscientizar da importância das florestas para a vida humana;
· Conhecer as lendas do nosso folclore que tratam do tema a ser estudado;
· Pesquisar o tipo de vida que existe na floresta;
· Degustação dos alimentos que se encontra nas floresta;
· Explorar os sentidos através dos elementos que a floresta nos oferece;
· Estimular os alunos a desenvolverem a criatividade;
· Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
· Conhecer os personagens do folclore que moram na floresta;
· Repassar valores culturais;
· Resgatar a importância do folclore;
Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
Justificativa: Com o intuito de unir esforços e encorajar a participação de todos os povos para o setor florestal a UNESCO decretou o ano de 2011 o “Ano internacional das florestas”. A reflexão para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem pode e deve partir de dentro das salas de aula com crianças da educação infantil. Se os educadores buscarem cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento com o cuidado do ambiente escolar, do espaço externo e interno da sala, cuidando das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, para com o outro e com o mundo estarão indiretamente minimizando os futuros prejuízos da natureza. A fim de conscientizar de que é preciso conhecer melhor, para valorizar e aprender a preservar um bem que é de toda a humanidade, modificando as relações que o homem estabelece com a floresta e a forma de utilização de seus recursos assim como estabelecer uma relação entre a fantasia das lendas e a realidade nas florestas justifico esse projeto.
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo".
Por Jostein Gaarder - Escritor, autor de "O mundo de Sofia"
Atividades:- Artes: quebra-cabeças
- Modelagem com argila ou massinha,
- Jogo da memória
- Máscaras,
- Informática
- Músicas e dança;
- Cartazes;
- Passeios;
- Confecção de personagens;
- Recortes;
- Danças;
- Teatro;
- Pinturas;
- Dobraduras;
- Painéis;
- Massinha de modelar;
- Técnicas de pintura;
- Origamis;
- Culinária;
- Interpretação de textos;
- Atividades matemáticas.
- Pesquisas.
- Jogos e brincadeiras.
- Fantoches;
Lendas relacionadas ao tema florestas:
Lenda do guaraná, Curupira, Mula sem cabeça, Vitória régia, Saci pererê,Boitatá,Iara,Cuca...
Recursos Humanos: educadores, educandos, corpo funcional da escola, pais;
Materiais: livros, papéis (sulfite,cartolina,color set,jornal,crepom,laminado)palitos de churrasco,sucatas, tesoura,col,, lápis de cor, giz de cera,gliter, tintas, argila,folhas, revistas, CDs,fantoches,Naturais: Núcleo da escola, jardim, e floresta mata atlântica.Físico: salas de aula, sala de informática, deck, biblioteca, sala de vídeo, cozinha.
"Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se só o melhor pássaro cantasse."
Nenhum comentário:
Postar um comentário