E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PROJETO ANUAL- PRESERVANDO A FONTE DE VIDA: ÁGUA!



 
UNESCO_ ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO DA ÁGUA



   “O ano de 2013 foi declarado pela UNESCO como o Ano Internacional da Cooperação da Água, durante o qual os países do mundo devem unir os esforços para tornar os recursos hídricos acessíveis para todas as pessoas do mundo, é o que se diz no comunicado do site do Fórum Mundial da Água.”



      JUSTIFICATIVA: Com um tema tão relevante e que precisa ser  fixado diariamente em nossa rotina, resolvi produzir um projeto onde, de forma simples, pudesse fazer com que os educandos passem a dar o valor necessário a essa preciosidade que está se escasseando: A água! Alertar as crianças sobre a sua importância, preservação, desperdício, poluição e sensibilizar e conscientizar os mesmos para que façamos o uso racional da água.



                        PROJETO: Preservando a fonte da vida: água

                        PÚBLICO ALVO: Destinado a alunos do 1º ano

                        EDUCADORA: Nádia Villani Ruy



DURAÇÃO: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, o tema é amplo e de grande riqueza podendo ser explorado nas diversas áreas de estudo.

OBJETIVO GERAL: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e á água, faz parte do mesmo, precisa se preservada por  cada cidadão deste planeta.

CONTEÚDOS

CONCEITOS:

• Saber sobre a necessidade de se economizar água

• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades

• Compreender o ciclo da água

• Conhecer as causas da poluição da água

• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável

• Conhecer os estados físicos da água (sólido ,líquido e gasoso)

• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos

• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água



PROCEDIMENTOS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema

• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados

• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro

• Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive

• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício

• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema

• Visitar uma estação de captação e tratamento de água

• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema

• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento



ATITUDES:

• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola

• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente

• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral

• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.




ETAPAS PREVISTAS:

•Linguagem oral e escrita:

•Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.

•Produção coletiva de pequenos textos

•Escrita espontânea

•Cruzadinhas caça-palavras.

•Atividades com alfabeto móvel

•Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado



MATEMÁTICA:

•Estatística, contas de água e porcentagem de água nos alimentos e no corpo

•Noções de massa: pesado/leve, volume: cheio/vazio.

•Situações-problema envolvendo a água.



NATUREZA E SOCIEDADE:

•Observação do ciclo da água

•Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas

•Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso

•Experiência do pé de feijão

•Vídeos que abordam o tema

•Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.



VISUAL:

•Desenho livre e de observação

•Recorte e colagem

•Dobraduras

•Releitura de obras de arte

•Modelagem com areia e argila

•Técnicas de pintura

•Maquetes

•Jogo da memória


MÚSICA E MOVIMENTO:

•Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.

•Ginástica historiada

•Circuito da água

   
      * Durante o desenvolvimento do projeto a turma fará a re leitura das ilustrações do livro: PLANETA VIDA, de IZILDINHA HOUCH MICHESKI


 
"E sempre voltam humildes,
Pro fundo da terra.
Pro fundo da terra... Terra! Planeta Água"

Guilherme Arantes 

Beijo no seu coração e BOM RETORNO!!
Nádia Villani Ruy


Nenhum comentário:

Postar um comentário