E eu sou..

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Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

sábado, 2 de julho de 2011

UTILIDADES E INFORMAÇÕES

 Essa semana a agenda do Infantil IV  está voltada para os toques e retoques nas atividades feitas para a feira de ciências que se realizará no próximo sábado dia 09/07.
Nesse evento iremos apresentar  as realizações feitas em cima do projeto “As fantasias que vem da floresta: lendas e seus mistérios”
Aguardem para conferir os resultados.

DICAS DE LIVROS
"Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."
                                                                                                        James Lowell

A VELINHA QUE DAVA NOME AS COISAS - Autor: Cynthia Rylant; Editora: Brinque Book. 
Uma história delicada que fala sutilmente sobre o amor, a velhice e o medo da morte.


UM PORCO VEM MORAR AQUI - Autor: Claudia Fries; Editora: Brinque Book. 
Esta é uma história encantadora que fala de preconceito de uma maneira bem simples e eficiente. Como aceitar o outro sem pré-julgamentos.


WINNIE, A FEITICEIRA - Autor: Korky Paul e Valerie Thomas; Editora: Martins Fontes.
Divertido conto sobre uma bruxa atrapalhada e seu gato. As crianças adoram.


O NABO GIGANTE - Autor: Aleksei Tolstoi e Niamh Sharkey; Editora: Girafinha.
As crianças adoram a repetição nas histórias. Este texto divertido também dá a ideia de que a união faz a força.
O PRÍNCIPE SEM SONHOSAutor: Márcio Vassalo; Editora: Brinque Book.
A história de um príncipe dos dias de hoje, uma criança que tem tudo, mas precisa aprender a sonhar.
*indicados para a faixa etária/ 5 anos.


Enquanto isso:
No momento da escovação as meninas comentando sobre os sabores dos cremes dentais. Gabriela olhou para a Letícia e disse:
_ O meu é melhor por que é "fruti fruti".
Letícia a corrigiu:
_Gabriela é "cuti fruti", fala certo!
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Crianças  reunidas brincando de adivinhação com as fichas de imagens de animais.
Luca com as mesmas nas mãos deu a dica:
_Esse animal começa com "gui"!
Gabriela imediatamente fala:
_"esguilo"!
Outra criança comenta:
_Guilherme!
Vendo que ninguém acertava  Luca deu a resposta:
_ É "guilo" neh!
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Identifique as emoções das crianças através dos seus desenhos
           Através da análise dos desenhos da para entender os sinais que as crianças enviam a respeito de suas emoções.
    A imaginação da criança muitas vezes é retratada através de seus desenhos, transferindo dessa forma o que está em seu coração. Os traços podem revelar sinais de angústia, raiva, tristeza e para que sejam identificados se faz necessário que os pais observem  e questionem  as obras artísticas de seus pequenos.
O desenho é uma ferramenta a mais na análise do comportamento da criança e apenas um profissional pode dar o diagnóstico.
   Se o pequeno não desenhou o pai, por exemplo, pergunte o motivo. Tente entender, até mudar algum comportamento que o entristeça (como cobrança demais, rejeição, críticas). 

  Crianças com problemas sérios, como rejeição da família ou ausência de um dos pais, acabam desenhando a família (tio, avô, cão), menos figuras importantes (os pais) e ela mesma.  Se a criança tem 10 anos, por exemplo, e desenha pessoas com palitinhos, sem roupa ou partes do corpo, pode não ser bom. Já deveria fazer traços mais bem definidos. Rabiscos só até os 3 anos! Se a criança desenha um mundo perfeito (com traços bem feitos de uma casa, da família completa, de gente sorrindo...), é bem provável que ela esteja recebendo todo amor e carinho de que precisa. Agora, repare se ela está desenhando conforme a idade . A fase do rabisco abstrato (aquele que não forma nenhuma figura) dura só até 3 anos. As cores vão ter sentido com 6, 7 anos. Preste atenção ainda no ambiente familiar. Qual o clima em casa? Como está a vida dos pais? Ele tem tranquilidade ou vê brigas?  Os traços, as cores e os temas dos desenhos podem dizer muito sobre as emoções.


"Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim." 
                                                                                          Salvador Dalli    

 Possíveis significados para desenhos típicos
 Entenda o que quer dizer:  TRAÇO -  repare se o traço  é fraco, quase invisível. Pode ser insegurança. Agora, se ele faz um traço muito forte, pode representar angústia. 
Como agir: Elogie e estimule  a expressar emoções (alegria, raiva, tristeza...)
Cores - O vermelho em excesso pode ser sinal de que a criança está sofrendo ou vendo muitas cenas de violência. Já o preto pode ser depressão.
Como agir: perceba se ele está contrariado por alguma situação e converse com ele.
 Temas frequentes - Há crianças que adoram contos de fadas e animações, mas mesmo assim dá para identificar emoções nesses desenhos, como raiva demais ou revolta. E, se o pequeno só desenha luta, também pode ser por conflitos que vive. Como agir: O ideal é conversar com um profissional dele, mas pode ser normal.
Desenhar órgãos sexuais à mostra -  pode indicar um possível abuso. Fique atenta!
Cenas Irreais - Desenhar gente voando, casa sem telhado, gente sem cabeça e outras situações fora da realidade com freqüência é motivo de atenção. 
Desenham e apagam várias vezes -  provavelmente são inseguros e perfeccionistas. Como agir: Não cobre e nem critique a criança. Membros do corpo - Esquecer pernas e braços merece atenção. Braço é independência e perna, afetividade.  
Membros do corpo - Esquecer pernas e braços merece atenção. Braço é independência e perna afetividade.

* esses são apenas sinais que precisam vir acompanhados de outros detalhes no comportamento da criança, nunca isoladamente.
Lembrando sempre a procura de ajuda profissional.

      Vamos nos deliciar com esse clip da Múcica "aquarela" de Toquinho e Vinicius de Moraes.


Uma linda semana está te esperando pela frente. Carregue seu coração de entusiasmo, amor e harmonia e vá ao encontro dela!
                        Desenhe um beijo em seu coração!
                                     Nádia villani Ruy!


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