E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quinta-feira, 9 de junho de 2011




                  UNESCO_  Ano Internacional das Florestas - 2011 
    
O Ano Internacional das Florestas - 2011 oferece uma oportunidade única de fomentar a 
consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as 
pessoas que  delas dependem. Já existem boas informações sobre experiências positivas e 
valiosas para promover uma gestão florestal sustentável. A celebração do Ano Internacional é 
um meio para  se unir esforços, encoranjando, desta forma, a participação de todos os povos 
para o Setor  Florestal.
  
Tendo em vista esse tema produzi um projeto que vinculasse "Lendas" com "Florestas" e dessa fusão estou tendo resultados significativos com a turma do Infantil IV. Estou satisfeita e deixarei postado o modelo do Projeto.

                             PROJETO : “As fantasias que vem da floresta: lendas e seus mistérios”
                             Público Alvo – Destinado a alunos da educação infantil IV
                             Educadora: Nádia Villani Ruy 

Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, o tema é amplo e de grande riqueza podendo ser explorado nas diversas áreas de estudo.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Objetivos Específicos:
·               Despertar o interesse das crianças para os cuidados com a natureza;
·              Dar oportunidade aos alunos de aprender a conhecer e reconhecer os elementos da floresta;
·               Conscientizar da importância das florestas para a vida humana;
·              Conhecer as lendas do nosso folclore que tratam do tema a ser estudado;
·              Pesquisar o tipo de vida que existe na floresta;
·               Degustação dos alimentos  que se encontra nas floresta;
·               Explorar os sentidos através dos elementos que a floresta nos oferece;
·               Estimular os alunos a desenvolverem a criatividade;
·               Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
·              Conhecer os personagens do folclore que moram na floresta;
·              Repassar valores culturais;
·              Resgatar a importância do folclore;                                                             

Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças. 

Justificativa: Com o intuito de unir esforços e encorajar a participação de todos os povos para o setor florestal a UNESCO decretou o ano de 2011 o “Ano internacional das florestas”.    A reflexão para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem pode e deve partir de dentro das salas de aula com crianças da educação infantil. Se os educadores buscarem cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento com o cuidado do ambiente escolar, do espaço externo e interno da sala, cuidando das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, para com o outro e com o mundo estarão indiretamente minimizando os futuros prejuízos da natureza. A fim de conscientizar de que é preciso conhecer melhor, para valorizar e aprender a preservar um bem que é de toda a humanidade, modificando as relações que o homem estabelece com a floresta e a forma de utilização de seus recursos assim como estabelecer uma relação entre a fantasia das lendas e a realidade nas florestas justifico esse projeto.

Por Jostein Gaarder - Escritor, autor de "O mundo de Sofia" 
Atividades:
  • Artes: quebra-cabeças
  • Modelagem com argila ou massinha,
  •  Jogo da memória
  •  Máscaras,
  •  Informática
  • Músicas e dança;
  • Cartazes;
  • Passeios;
  • Confecção de personagens;
  • Recortes;
  • Danças;
  • Teatro;
  •  Pinturas;
  • Dobraduras;
  • Painéis;
  • Massinha de modelar;
  • Técnicas de pintura;
  • Origamis;
  • Culinária;
  • Interpretação de textos;
  • Atividades matemáticas.
  • Pesquisas.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Fantoches;
Lendas relacionadas ao tema florestas:
Lenda do guaraná, Curupira, Mula sem cabeça, Vitória régia, Saci pererê,Boitatá,Iara,Cuca...
Recursos  Humanos: educadores, educandos, corpo funcional da escola, pais;
Materiais: livros, papéis (sulfite,cartolina,color set,jornal,crepom,laminado)palitos de churrasco,sucatas, tesoura,col,, lápis de cor, giz de cera,gliter, tintas, argila,folhas, revistas, CDs,fantoches,Naturais: Núcleo da escola, jardim, e floresta mata atlântica.Físico: salas de aula, sala de informática, deck, biblioteca, sala de vídeo, cozinha.
  
Espero que ajude os interessados em trabalhar em cima do tema FLORESTAS!
               Um lindo dia para todos!!

"Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se só o melhor pássaro cantasse."                                                     


                                             Henry Dyke
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário