E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

terça-feira, 13 de março de 2012

MINHA IDENTIDADE



PROJETO: EU
                      No período que compreende os cinco e seis anos  a criança encontra-se numa fase na qual o egocentrismo é predominante nas suas ações, pensamentos e sentimentos. Aos poucos, a criança inicia a tolerância social às outras, diferenciando “meu” de “teu”, em um processo de construção da própria identidade e da autonomia.
          Através desse trabalho, pretendo auxiliar o aluno a avançar neste trajeto, possibilitando maior conhecimento e a formação da sua identidade para, posteriormente, perceber-se como ser histórico e social. Através dos conhecimentos adquiridos eles poderão se situar dentro de uma sociedade, descobrindo a formação cultural através dos tempos.
       Com o objetivo de propiciar o contato da criança com a leitura em sua fase de letramento, iniciado pelo nome próprio, aumentando sua autonomia e auto-estima assim como fazer com que ela possa identificar e escrever o próprio nome; distinguir o nome dos colegas e da professora; conhecer a história do nome próprio de todos;  perceber a importância e a riqueza das diferenças culturais, bem como sua valorização; identificar o eu, a família e a escola como parte integrante da história.
           A atividade motivadora foi a confecção e criação de um fantoche de varas, o qual cada um deveria dar um nome e oficializar através de uma  certidão de nascimento. Após, foi explicada a importância do nome individual de cada um assim como, detalhadamente , sobre as informações que se encontram em uma certidão de nascimento.
*************************************                                                        
          Modelo de certidão

             Fantoche de vara               


                                Painel criado pelas crianças
  “Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

                                       Já que estamos estudando nomes deixarei aqui o significado do meu:
Nádia ,esperança
Sânscrito, significa espírito de luz !
Um beijo muito iluminado para cada um de vocês!
Nádia Villani Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário