E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 21 de março de 2012

SÍNDROME DE DOWN

                Em 21 de março de 2006 foi instituído como Dia internacional da Síndrome de Down.  A Síndrome de Down é conhecida como um acidente genético causado pela alteração de um dos pares de cromossomos da célula humana, o de número 21. Toda a pessoa possui 23 pares de cromossomos, num total de 46. Porém a pessoa com Síndrome de Down  tem 47 cromossomos por possuir uma a mais no "par" número 21 (que em função disso passa a ter 3 cromossomos). Assim fica fácil memorizar, 21 do mês 3.



             Como irmão de um Down gostaria de deixar aqui  meu depoimento sobre essa fascinante experiência na minha vida. Bom, o Marcio sempre foi um menino que despertava curiosidade nas demais pessoas. Além do fato de ser Down a sua independência e sua capacidade de comunicação ultrapassavam as expectativas dos que o rodeavam.  Marcio sempre teve uma vida social bastante ativa em função de na minha adolescência eu ter "assumido" sua rotina.  Marcio vivia sob meus cuidados e dessa forma não parava. Eram festas, passeios ao clube, viagens, e tendo em vista que meu pai era empresário ele teve o privilégio em poder trabalhar desde sua adolescência.  Ele também frequentou escolas direcionadas a portadores de necessidades especiais assim como em escolas de ensino regular.  Teve duas alfabetizadoras tão especiais quanto ele e aproveito para deixar aqui meu reconhecimento e agradecimento.  A Oraldina e Liziane  Reser meu muito obrigado!

Mas o que é ter um Down na família??? 
            Um presente de DEUS.  Nossa família foi a escolhida e não para ensinarmos e sim aprendermos. O Marcio nos passa diariamente uma lição de vida.   Um anjo, uma pessoa iluminada em todos os sentidos. Uma forma mais verdadeira e pura da palavra AMOR, COMPREENSÃO E TRANQUILIDADE. Sem dúvidas um anjo de DEUS. Uma pessoa apaixonante enviada para nossa família para alegrar, ensinar, somar.  Ele    provoca a abertura do amor incondicional nas pessoas que convivem com ele. Ele faz com que o amor que existe dentro de nós saia na mais bela e pura forma de amar. Quer benção maior??? 
                     Nunca discriminamos ou tivemos vergonha dele, muito pelo contrário. Ele sempre conviveu com minhas amigas e no meu meio. Sempre me acompanhou em todos os momentos, nos restaurantes, nas festas mais íntimas, até para comprar roupas eu  o levava e pedia sua opinião, e pior, ele sempre foi bem sincero quando não gostava. Inclusive essa sua sinceridade nos colocou por vezes em MUITAS saias justas.  Enfim venho através desse solicitar que a sociedade venha a ter um olhar nobre sobre os Downs. Que venham ao encontro dos mesmos e ofereça oportunidades pois se cada um de nós tivéssemos em nossos corações a sensibilidade que eles tem não tenho dúvidas de que esse mundo teria solução! 
Esse é o meu irmão, esse é a minha vida. Aquele que diariamente quer saber sobre a "nica", assim que me chama,  e sempre tem uma palavra, uma solução para alguma dificuldade que eu possa estar passando.  Sem palavras o sentimento que tenho para com ele.
               Eles não são especiais por serem portadores da Síndrome de Down, mas SIM por darem a oportunidade aqueles com quem convivem de se tornarem pessoas melhores e evoluídas. Conviver com estas pessoinhas é exercitar diariamente o amor incondicional, é lutar contra os preconceitos de uma sociedade que cisma em rotular tudo e todos, é amar com a certeza de ser amado sem limites. AMO MUITO INCONDICIONALMENTE!

           Um beijo muito especial para cada um... Nádia Villani Ruy


Um comentário:

  1. uma graça , em minha familia tbém há . e é uma graçaaaaaa amo muito ele ! beijoss

    ResponderExcluir