E eu sou..

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Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

terça-feira, 29 de maio de 2012

A FORÇA DO ELOGIO



Elogie o esforço e não a inteligência.
                                    Marcos Meier

               Um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante.
     Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, que elas executariam, contudo, sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.
           O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta você é!”, “Menino, que orgulho de ver como você é genial!”... E outros elogios relacionados à capacidade de cada criança.
          O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver quanto você se dedicou a esta tarefa!”, “Menino, legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você tem. Tentou, tentou até conseguir!”...
E outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.
       Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças.
         Aqui, elas não seriam obrigadas a cumprir a tarefa, mas podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de conseqüência.
          A resposta das crianças surpreendeu. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa.
     As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar.
Não recusaram a nova tarefa.
   A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso poderia modificar a imagem que os adultos têm dela. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado.
          Sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes que não passaram no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obtêm a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
         No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, com enfoque apenas no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
        Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração....”, “Parabéns filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo.. você é ético”, “Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram.... você é solidaria”, “Isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”.  Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança, que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.
        Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”, “Como você é charmoso”, “Que cabelo lindo”, “Seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamento ou atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos.
           Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido a resistência à frustração, e a fragilidade emocional estará presente.
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, têm copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentam da terra fértil.
    Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

                                 

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Prof Nádia e a  linda aluna Maria Victória, aniversariantes do mês!
      
"Que os nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos que as grandes proezas da história foram conquistas daquilo que parecia impossível"
                                                                        Charles Chaplin

Bençãos dos céus no coração de cada um! Que os elogios dados e recebidos sejam para edificar o carater de todos!                        
                                                     Beijos, Nádia Villani Ruy
 





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