E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

sábado, 17 de setembro de 2011

BRINQUEDOS E FAIXA ETÁRIA

             Fique atento as dicas para não ter erro na hora de escolher o brinquedo para as crianças. O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança

0 a 6 meses:
Brinquedos coloridos ou que emitem sons são a atração para esta idade. Os mordedores, chocalhos e móbiles são excelentes opções, é impressionante como estes brinquedos fascinam os bebês. 
6 a 12 meses:
Neste período os bebês já conseguem segurar, puxar, trocar os objetos de mãos. Começam a sentar e engatinhar.  Existem brinquedos para esta idade com várias atividades e texturas que aguçam os sentidos dos bebês. São os brinquedos que emitem melodias, tem movimento e peças de encaixe. 
1 a 2 anos:
Neste período os bebês já começam a andar, tem maior controle dos seus movimentos  e equilíbrio. É o momento de começar a presentear os bebês com livros de ilustrações coloridas. Os bonecos de personagens, como os bonecos do Cocoricó, Backyardigans, Turma da Mônica e Barney são gostosos de tocar e apertar, sendo muito solicitado nesta fase. Os brinquedos de puxar e empurrar, como caminhões e carrinho de boneca, bem com os brinquedos de montar, desmontar e andadores trazem muita diversão para os pequenos. 
2 a 3 anos:
Nesta fase as crianças querem se movimentar, correr, pular, chutar, cantar e dançar. As crianças interagem mais com outras crianças e adultos, podendo ser explorado os jogos de memória, quebra cabeça com peças grandes e blocos de montar e desmontar. Para incentivar as crianças a se expressar, microfone e instrumentos musicais são boas opções. O triciclo, tapete musical, conjunto panelinhas, carrinhos e bonecos são ótimas opções para esta idade.
3 a 4 anos:
Nesta idade as crianças são muito ativas, brinquedos simples como bolas, bambolês e corda de pular são bastante explorados nesta fase.  As habilidades psicomotoras devem ser estimuladas através de quebra-cabeça simples, livros ilustrativos e brinquedos de montar e desmontar mais complexos.  As crianças nesta fase gostam também de pintar, desenhar, modelar com massinhas e tocar instrumentos musicais.
4 a 6 anos:
Nesta fase as crianças começam a explorar a imaginação, contar histórias, imitar as profissões dos adultos. O interessante é explorar os brinquedos que estimulem a criatividade como o conhecido playmobil. As bonecas, barbies, kit de maquiagem, kit de beleza, tapete de amarelinha, caixa registradora, espelho mágico, fantoches, carrinhos, bicicleta e bonecos também fazem a alegria da criançada. Os jogos educativos colaboram com o desenvolvimento e socialização.
Acima de 6 anos:
Nesta fase as crianças sabem muito bem o que querem. A descoberta do videogame é inevitável, explore os jogos educativos, mas atenção para a criançada não passar muito tempo em frente ao computador e televisão. Incentive também os jogos de tabuleiro, jogos de palavras e de memória, são jogos que exploram a imaginação contribuindo inclusive no aprendizado das crianças. Os brinquedos como bicicletas, patins e skates são boas opções para tirar a criançada de dentro de casa.
Os brinquedos são de vital importância para todas as crianças. Eles permitem que as crianças se divirtam, desenvolvam, aprendam e o mais importante de tudo, que explorem o lado lúdico desenvolvendo a criatividade. 
                                                   



Essa semana tivemos algumas "pérolas" comentadas durante o andamento das atividades:

* meninas brincando no parquinho e o Bernardo comenta:
-Vocês precisam ter cuidado pra não ir perto do "arame FAZPARDO"
************************
O Luigi comentou com a turma que assim que ia convidar a mãe dele para ir ao mercado pois ele estava com muita vontade de comer "MACHINELO"
***********************
Preparando as crianças para o passeio até o núcleo ambiental da escola e a Alice pergunta?
- Prof Nádia a gente vai de "TROMBATA"
**********************
Conversação sobre a identidade pessoal  e a importância do nome e sobrenome de cada um. Todos falaram seus nomes e a prof Nádia disse. Nádia  Villani Ruy.
Aluna Giovana comenta que é muito difícil meu nome e o Bernardo responde:
Não é nada é fácil repete comigo "NÁDIA VILAN RUIM".
********************


"Não se deve interromper a concentração de uma criança que está brincando"
(Nylse Cunha)

                 Desejo que você dispa-se  da armadura de adulto e liberte a criança que existe em você. Cante, brinque, corra, dance e acima de tudo tenha no rosto um brilho no olhar e um lindo sorriso!!
                                              
Um grande beijo da Nádia Villani Ruy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário