E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

LENDA VITÓRIA RÉGIA

                 Estou num processo de encantamento pelo projeto que venho desenvolvendo com a turma da edução infantil. Agradeço a Unesco por proporcionar que minha imaginação vinculasse ao tema Florestas, as lendas. Fui feliz com essa ideia e lancei-me as profundezas  do conhecimento a respeito das mesmas. Curiosidades surpreendentes e admiração a cerca de quem as criou. O grau de imaginação é intenso e a beleza dos fatos nos faz mergulhar em um mundo paralelo. 
                Essa semana nos deliciamos com a lenda da "VITÓRIA RÉGIA", sem dúvidas, uma das mais lindas. Realizamos uma vasta exploração no  tema através de atividades que desenvolvessem habilidades motoras: confecção dos personagens (dedoches de papel), confecção da vitória régia. Inteligência musical, com vídeos e músicas. Inteligência interpessoal com representação teatral. Inteligência pictória através de desenhos e pinturas. Mais um trabalho com resultados satisfatórios.

           Conheçam a lenda e visualizem alguns dos materiais explorados!

A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA
"ÍNDIA SANGUE TUPI
TENS O PERFUME DA FLOR..."


A LENDA
                Conta a lenda, que uma jovem índia da tribo Tupi-Guarani, chamada Naiá, queria muito ser estrela. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas para serem transformadas em estrelas, e para isso, procurava alcançar a lua, escalando colinas e mais colinas, sem contudo poder alcança-la. Uma noite, vendo a lua refletida nas águas de um lago, atirou-se nele para nunca mais voltar. A lua, condoída da jovem índia, transformou seu corpo numa formosa planta que é a exótica Vitória Régia ( estrela das águas) , cujo perfume recorda os longos cabelos da bela índia.


A VERDADE
             Na verdade, a Vitória Régia é uma planta aquática da família das ninfeáceas, encontrada muito na flora Amazônica, principalmente nas várzeas, onde são vistas flutuando nos lagos de pouca profundidade e sem muita correnteza. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centimetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no crepúsculo vespertino e fecha-se no crepúsculo matutino. Essa for é muito aromática e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes. Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode er encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia.

Artes dos meus pequenos artistas..lindas!!!
*atividade realizada com tinta guache, recortes, colagem e dobradura.


   

*********************
                 Não poderia deixar de prestar uma homenagem a minha origem Rio grande sul, Santa Maria, postando o vídeo com a música  VITÓRIA RÉGIA de Wilson Paim. Cantor oriundo do Alegrete,  maior cantor romântico da música gaúcha, considerado pela crítica especializada do Rio Grande do Sul como um dos melhores intérpretes deste estado. 


:

"Sou flor de vitoria régia
que enfeita a noite dos rios
quero que enfeites a vida
de um coração tão vazio."
Wilson Pain

E assim encerro esse post acreditando que possa ter contribuído de alguma forma  para os que até aqui chegaram assim como esse projeto tem operado de forma positiva em meus conhecimentos!!....sou flor de Vitória Régia!!
Um grande beijo e que Deus permaneça no controle!

Nádia Villani Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário