E eu sou..

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Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

sábado, 3 de setembro de 2011

A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL





A fim de entendermos melhor  como a criança desenvolve sua identidade,PERSONALIDADE, estou postando esta informação que será de grande valia para pais e educadores!

 Fases da criança e seu desenvolvimento psicossocial, segundo Psicanalista Eriksson
AQUI ESTÃO AS FASES DE ACORDO COM CADA IDADE DA CRIANÇA
0 A 18 MESES – CONFIANÇA VERSUS DESCONFIANÇA – aprendendo a confiar ao invés de desconfiar
Nesta fase da infância inicial, à atenção do bebê se volta à pessoa que provê seu conforto, que satisfaz suas ansiedades e necessidades, a criança desenvolve a confiança básica, segurança e o otimismo. Como ela depende dos pais para tudo (alimentação, afeto, proteção), ela precisa confiar
inteiramente neles. Para isso, é preciso que os pais a tratem com muito amor, atenção, apoio e paciência. Caso contrário, crescerá insegura e desconfiada.
Um exemplo de como a criança adquiri confiança, todas as vezes que a criança chora com fome e a mãe vem e lhe amamenta.
Um exemplo de como a criança adquiri desconfiança, se todas as vezes que ela chorar por algo que necessita (comida, banho,carinho) ela nunca for atendida naquele momento.
18 A 03 ANOS – AUTONOMIA VERSUS DÚVIDA E VERGONHA – aprendendo a ser independente ao invés de sentir vergonha.
O segundo conflito psicológico, segundo Erikson, ocorre durante a primeira infância, dos 18 meses aos 03 anos de idade. Nessa fase, a criança dá um grande salto no desenvolvimento: aprende a andar, a falar, a ir ao banheiro, torna-se independente e ganha auto-confiança.
A criança que tiver uma boa orientação dos pais sairá dessa fase segura de si mesma, feliz com suas novas conquistas e orgulhosa, ao invés de tímida. É importante incentivar a autonomia das crianças nessa fase, mas isso não pode ser sinônimo de indisciplina.
É comum que as crianças de 2 ou 3 anos façam cenas no meio da rua, se recusem a dar a mão para atravessar a rua, e digam ”não” com
muita facilidade. Cabe aos pais explicar carinhosamente o que a criança pode ou não pode fazer sem impedir que se desenvolva. A super-proteção também atrapalha o desenvolvimento e torna a criança dependente dos pais.
03 A 06 ANOS – INICIATIVA VERSUS CULPA- aprendendo a ter iniciativa ao invés de sentir culpa
A terceira crise psicossocial ocorre entre os 03 e os 06 anos de idade. Nessa fase, a criança saudável aprende: a imaginar, a brincar no mundo do faz-de-conta e da fantasia; a cooperar com os outros; e a dar e a receber ordens. Aprendem a equilibrar diversão e responsabilidade.
A criança que é reprimida pelos pais nessa fase, sente-se culpada, cresce com medo, fica deslocada dentro do grupo, não tem iniciativa (depende muito dos adultos) e não desenvolve satisfatoriamente a imaginação e a criatividade. É importante que as crianças sejam encorajadas pelos pais a desenvolver sua criatividade, aprendendo a
controlar seus impulsos sem se tornarem indisciplinadas.
06 A 12 ANOS – DILIGÊNCIA VERSUS INFERIORIDADE – aprendendo a construir ao invés de se sentir inferior.
A quarta fase surge no início da vida escolar (escola primária). Nessa fase a criança adquire noções básicas para a vida em sociedade, como: relacionar-se com em grupo de acordo com regrais sociais; brincar em grupo de forma organizada, seguindo regras; ir à escola, aprender aritmética, leitura e estudos sociais. O dever de casa é uma tarefa que incentiva a auto-disciplina, que aumenta a cada ano do desenvolvimento. A criança que aprendeu, nos anos anteriores, a confiar, a ser independente e a ter iniciativa, será uma criança competente na escola e sem complexo de inferioridade perante os colegas. Cabe as pais incentivar os filhos, nunca dizer que o filho é “burro” por ter errado alguma tarefa, pois isso vai desenvolvendo na criança uma inferioridade, ela começa achar que é incapaz de acertar.
Imaginando oceano, as crianças brincam na poça d água."
                                                     ( Carlos Novais )


              Um lindo final de semana para cada uma das pessoas que fazem parte desse espaço e que o valorizam. O intuído é de que cada uma das postagens, aqui feitas, venham a contribuir e a edificar na relação pais e filhos, educadores e educandos.
             Desculpas se elas não venham ao encontro de vossas necessidades,  desculpas  se  de alguma maneira  não soube me expressar da forma que sua exigência queria...sou humana e no entanto sujeita a falhas  e pode ter certeza meus erros aconteceram na busca de dar o melhor!

                                                                              Um beijo da Nádia Villani Ruy

Alguns dos trabalhos realizados em sala sob o título: A LENDA QUE MAIS GOSTEI


lenda da Iara                                                                           lenda da Mula sem cabeça


                                                         
 Lenda da Iara                                                                             lenda do Boitatá




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