E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

              Para qualquer criança, brincar é tão essencial ao seu desenvolvimento como a alimentação e o carinho. Enquanto brinca, a criança reflete a sua forma de pensar e sentir, mostra como vê a realidade e aprende a interagir com os outros e as situações de uma forma espontânea e alegre. 
Brincar é:            
  • natural na criança;
  • facilita o seu crescimento harmonioso;
  • desenvolve o relação com outros;
  • uma forma de comunicação;
  • ajuda a aprender a resolver conflitos e a lidar com as situações.

          Infelizmente, hoje em dia muitas crianças perdem demasiado tempo em frente à televisão, deixando para trás essa parte tão saudável e divertida da infância que é o ato de brincar. 
Daí que, por vezes, os saltos, as tropelias e os excessos os ajudam a libertar tensões acumuladas e os levam à exaustão - e a uma boa noite de sono! 
          Cada idade tem um modo de brincar específico e é em cada uma dessas fases que a criança aprende a diferenciar a realidade do imaginário.  Aprende também a separar o seu espaço do espaço do outro e a dar novos significados à realidade que a rodeia conforme o que assimila durante as brincadeiras. O brincar ajuda a "descomprimir" do dia-a-dia, onde a criança tem que aprender a integrar-se nos diferentes grupos. A sua vida é orientada por regras de comportamento, e é frequentemente sujeita a repreensões e chamadas de atenção. 

                                                               O papel dos pais  
          O papel dos pais é, então, estimular a brincadeira na criança, mostrar-lhe que o jogo, o movimento, o desenho ou até a leitura, podem ser tão divertidos como a televisão ou o "computador". 
Se bem que o computador seja uma excelente fonte complementar de aprendizagem, é necessário compreender que a criança precisa de outros estímulos que passam pelo contacto com a Natureza e pelo exercício físico. 
       Durante as suas brincadeiras e jogos, com uma orientação adequada, a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes para o seu crescimento:

  • desenvolvimento físico
  • raciocínio lógico
  • percepção sensorial
  • socialização
  • comunicação
  • criatividade
                      É papel dos pais estimular o ato de brincar. Estimular o potencial da criança para que desenvolva uma série de capacidades que lhe são inatas. Infelizmente, nem todas as crianças têm acesso a um ambiente que estimule e favoreça o seu desenvolvimento. No entanto, como em tudo, o excesso de estímulos, em qualquer idade, pode confundir a criança. 
Cada uma tem o seu próprio ritmo que deve ser respeitado. 

               Brincar estimula os reflexos perceptivos, motores, intelectuais e sociais da criança, ajuda-a a conhecer-se a si mesma e a explorar as suas emoções. Por outro lado, auxilia a criança a tomar noção do "eu" e do "outro", e desenvolve a linguagem. 

DICAS:

  • A partir dos 3/4 anos, a criança começa a desenvolver alguma coordenação motora suficiente para começar a manejar um triciclo e, mais tarde, uma bicicleta. Devido ao crescimento dos ossos das mãos e do pulso, deve também desenhar, pintar e usar uma tesoura (sem pontas) para recortar pequenas coisas.
  • Aos 8/9 anos, a criança já tem a coordenação motora bem desenvolvida. Nesta idade, para além de já dominarem a bicicleta e brinquedos afins, sabem jogar a maioria dos jogos que exigem pontaria no agarrar e lançar uma bola. 
    (Naturalmente, que aos 3 ou 4 anos já brincam com uma bola, mas ainda não a dominam suficientemente.) 
  • Dos 4 aos 11 anos, mais ou menos, o desenvolvimento das capacidades, habilidades e jogos atléticos é mais uma questão de grau de dificuldade do que de motricidade. Portanto, se está interessado em desenvolver alguma componente física específica, necessária a um desporto posterior, pode começar cedo. 
    Mas atenção, o material para "brincar", neste aspecto, tem que ser proporcional à capacidade motora da criança.

                                                        Vamos brincar de passar adiante?? 
                                                     Então eu mando um beijo bem carinhoso pra você e você passa para outra pessoa e assim vamos encher nosso mundo de carinho!!!
                                                                                               Beijão!!


"Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana". Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário