E eu sou..

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Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

domingo, 19 de junho de 2011

APRENDER A COMPREENDER

          "Certa vez um aluno com muitas notas baixas e mau comportamento decidiu mudar. A mudança não foi repentina, foi graduada e em vários sentidos. Ele foi abandonando as conversas paralelas durante a aula, na hora do recreio foi trocando as brincadeiras incovenientes, pelas brincadeiras coletivas e mais saudáveis. Ele enfrentou a recusa dos amigos que não acreditavam na sua mudança. Mas, passo a passo, ele foi conquistando a confiança de alguns deles. Em sala de aula, passou a fazer ou a tentar fazer as atividades, passou a trazer a tarefas de casa, mas as suas notas ainda eram baixas. Felizmente sua professora estava preparada para a mudança que aquela criança escolheu realizar. Cada passo era valorizado, cada deslize encontrava uma palavra de incentivo para que ele não desistisse e retomasse os seus esforços. Mas as notas ainda o entristeciam, ele precisava no seu interior de reconpensas maiores.  Então a sábia professora lhe explicou: a compreensão é tb uma questão de treino. Ela explicou que por muito tempo ele se acostumou a não prestar atenção nas aulas, que só estava ali de corpo presente, que a sua "consciência" tinha passado a frequentar a escola há pouco tempo. Tb explicou que "compreender" é uma arte, uma questão de entrega e amor a cada "lição da vida". Portanto suas notas não poderiam melhorar tão rapidamente, elas eram uma reflexão do que ele realmente havia compreendido, que "querer mudar" foi o melhor passo da vida dele e que agora lhe caberia a paciência, persistência, determinação e dedicação em "querer compreender". A "compreensão" é uma questão de dedicação. Ele aceitou os desafios. Sua sua vida não foi "um mar de rosas", mas ele sempre continuou a exercitar a sua "compreensão" sobre ela."

      O trechinho dessa historinha pode nos permitir refletir:
      A compreensão é uma questão de dedicação. "Querer compreender", requer querer se dedicar, requer amar.
Compreender uma discussão, o ponto de vista de alguém, compreender os nossos erros ou os sinais que a vida está nos enviando através das nossas dificuldades é também um exercício de amor e dedicação. 
É preciso treinar compreender e treinar amar quando as dificuldades exaltam as nossas emoções e refletem à nossa vida.


 Vamos treinar juntos?




Boa semana repleta de AMOR para todos!
                        Nádia Villani Ruy

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