E eu sou..

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Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

sexta-feira, 24 de junho de 2011

BAGUNÇA NA COZINHA

        Quinzenalmente temos realizado atividades culinárias. As crianças tem sido bastante participativas e isso tem contribuído muito nos fatores: colaboração, trabalho em equipe, divisão,cooperação. As atividades de culinária oferecem ricas experiências de aprendizagem em diferentes âmbitos para as crianças. Primeiras noções sobre transformação dos alimentos (uma excelente aula de química),manipulação dos alimentos. Pense só quantas habilidades motoras envolvidas?
Também é algo que ensina a criança a viver independente, disponibiliza oportunidades para integração da matemática, linguagem oral e escrita, ciências sociais, higiene, entre
outros.

MOMENTO DA CULINÁRIA





Acertos na alimentação infantil

       Quando os pais dão aos filhos a atenção devida e se preocupam com sua alimentação, as possibilidades que sofram sobrepeso são baixas. O controle dos adultos é fundamental na hora de prevenir a obesidade infantil. Para isso é necessário obedecer algumas pautas alimentares, considerando que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais na sua educação:
- aos bebês não devem dar-lhes o peito totalmente segundo a demanda que apresente; desde o princípio deve-se ensiná-los a alimentar-se bem e no seu momento certo.
- quando o bebê chora, não se deve oferecer-lhe o o peito assim, de primeira, sem antes detectar a causa do choro e tentar acalmá-lo. O dar o peito de forma indiscriminada, pode levar a que o bebê, quando seja maior, recorra à comida quando sofra algum mal-estar.
- visitar periodicamente ao pediatra, quando seja necessário ou nas revisões determinadas pelo centro de saúde. Foi demonstrado que uma criança que segue um controle médico tem menos possibilidades de sofrer obesidade ou qualquer outra enfermidade.
- seguir as dietas alimentares que o pediatra passar para o bebê, mês a mês. Ou seja, respeitando e introduzindo os alimentos segundo a idade da criança. É um bom modo de prevenção.
- fazer com que o bebê, até os dois anos de idade tenha provado de tudo um pouco.
- cuidar para que as crianças não “pulem” as refeições, organizando uma rotina alimentar constante.
- preparar as refeições com ingredientes frescos e naturais, sempre que possível.
- considerar a tabela de pesos e medidas que oferecemos e a que determine o pediatra do seu filho. E em caso do bebê ou criança não apresente um quadro de medidas dentro da normalidade, fale com seu pediatra sobre como melhorar a situação.
- oferecer uma alimentação variada em carnes, farinhas, verduras, frutas, etc.
- oferecer muitos líquidos às crianças especialmente em temporadas de muito calor e depois que praticarem exercícios físicos. A água é uma boa fonte e um fluído que não tem calorias.

HORA DO LANCHE


É desde a infância que se cria os bons hábitos alimentares para uma vida inteira, e cabe a nós, educadores e pais, encaminhar nossas crianças nesse sentido, para que sejam fortes e saudáveis.
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Beijo sabor morango da             
                                        Nádia Ruy

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