E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

quarta-feira, 15 de junho de 2011

SENTIDOS - VISÃO

                 Dentro do programa letivo da turma do Infantil IV está incluído o estudo dos "cinco sentidos".  O tema Florestas oferece um leque de opções na introdução do conteúdo tendo em vista a utilização dos cinco sentidos na exploração da mesma.
                 Os cinco sentidos e a utilização dos mesmos em uma floresta:
                 "Tato" é utilizado a medida que tocamos nas árvores, flores e elementos que fazem parte da floresta.
      "Paladar" quando degustamos os alimentos que a floresta nos oferece: frutas,vegetais,sementes,etc.
              "Audição" nos permite conhecer e identificar os sons dos animais,vento nas árvores, água nos riachos e cachoeiras,etc.
                "Olfato" nos traz a informação dos mais diversos aromas que a floresta nos oferece.
          "visão"  que além de nos permitir detectar as imagens,luz também nos permite interpretá-la.
              O sentido escolhido para darmos início a  nossa viagem ao conhecimento do mundo das florestas foi a VISÃO
               A visão é um dos sentidos que não nos permite somente detectar a luz e as imagens, mas também nos permite interpretá-las, ou seja, vê-la. Por este motivo no sentido da palavra visão, requer a intercessão de zonas especiais do cérebro, que é chamado de córtex visual, essas zonas analisam e resumem as informações recolhidas como as formas, as cores, as texturas, etc. 
           No interior do olho está a Retina, que é composta de cones e bastonetes, onde se da os primeiros passos do processo perceptivo. 
As principais partes do olho humano são: 
A córnea: É a face do olho, é transparente e esférica. 
O cristalino: Tem a função de uma lente, pois é capaz de focalizar a luz que chega ao olho, formando a imagem na retina. A convergência do cristalino correta faz com que a imagem de um objeto fique bem clara e bem definida. 
A íris: é a parte colorida do olho, nela encontra-se a Pupila, que administra a quantidade de luz que entra no olho. Quando a Pupila é exposta a um local muito iluminado, ela diminui, este processo é chamado de miose, e quando está em um lugar mais escuro a Pupila aumenta processo denominado midríase. 
-A retina: Parte do olho, onde é formada a imagem, ou seja, a retina capta as imagens e interpreta para o cérebro. É formado por duas células o cones e bastonetes.



          A atividade realizada para a exploração da visão na natureza foi o passeio ao núcleo escolar  
          Temos o privilégio de desfrutarmos de um espaço que nos permite o convívio direto com a natureza pois trata-se de uma escola ambiental. Nesse local as crianças podem desenvolver suas potencialidades de forma harmonizada com o meio ambiente devido a riqueza do espaço verde e da mata.  A  inteligência  naturalista (Quem possui inteligência naturalista é capaz de identificar e classificar padrões na natureza) vai sendo estimulada através de nossos passeios semanais ao local. 



Binóculo de papel:
       Material 2 rolos de papel higiênico (vazio), Cartolina colorida, Fita adesiva, Tesoura, Barbante, papel celofane,, lápis, etc. Pondo a mão na massa... Corte um pedaço de cartolina para que ele se enrole completamente em torno de um dos rolos de papel higiênico. Prenda com a fita adesiva e, em seguida, repita este processo com o outro rolo. Enrole um pedaço de fita adesiva e cole os dois rolos juntos. Corte um pedaço de cartolina, longo o suficiente para envolver os dois rolos de papel higiênico

 Com o instrumento de observação pronto  fomos observar a natureza no núcleo ambiental da escola



" A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas"
                                                                                  Johann Goethe                        Mais um trabalho com com resultados positivos...
                                                                                    um beijo da Nádia Ruy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário